HOME   |   VIDEOS   |   CLIPPINGS   |   TESTIMONIALS   |   BUY   |   CONTACTS
 
 

ESTAÇÃO DE HF QRP MONTADA EM SUPORTE DE BANNER NA FENARCOM 2008


Estação HF QRP portátil montada em suporte de banner

Como todos sabem a FENARCOM a cada ano se consagra como o evento mais importante do radioamadorismo brasileiro .

A FENARCOM é o canal de comunicação que a indústria possui para apresentar equipamentos e acessórios de radiocomunicação a comunidade radio amadorística e aos consumidores profissionais que demandam estes produtos e serviços.

A FENARCOM possibilita através de sua estrutura profissional a atividade social de uma série de eventos paralelos da maior importância para o radioamadorismo brasileiro tais como fóruns e palestras técnicas sobre os mais variados temas, apresentação das atividades das Labres regionais , exames de graduação para radioamadores e um jantar anual de confraternização que têm como ponto alto a premiação dos radioamadores que mais se destacaram em suas atividades e modalidades de operação específicas.

A FENARCOM é fruto da iniciativa empreendedora de nosso colega Erwin PY2QI diretor da Empresa RADIOHAUS que coordena o evento de forma precisa com o auxílio de equipe de profissionais competentes e a ajuda incansável de sua esposa Renata e seus filhos.

Em 2007 apresentei na FENARCOM o primeiro modelo comercial da Alexloop, a antena loop magnética portátil desenvolvida para os radioamadores impedidos de possuir uma antena de HF externa e para aqueles que desejam estar preparados para montar sua estação em hotéis, apartamentos, pousadas, praias, montanhas, campo, residências temporárias , enfim a qualquer hora e em qualquer lugar.

Tendo como objetivo o conceito de mobilidade total, resolvi preparar uma estação completa montada em um suporte de banner que é leve, forte e dobrável. Para fixar temporariamente os elementos da estação no suporte de banner telescópico utilizei garras de metal que mantém sob pressão as lâmpadas fluorescentes em suas calhas.

Num mesmo módulo coloquei um alto falante para estações móveis da Kenwood, um suporte de microfone e um relógio digital com termômetro.

Numa outra garra coloquei um gravador digital da Sony para registro de áudio, e num par de garras acima de todos os módulos coloquei uma lanterna de alta intensidade que inunda de luz toda a área quando anoitece.

O FT817 também e fixado com uma garra travada com um elástico grosso na parte inferior do suporte de banner . A garra é aparafusada a um pregador muito forte forrado de borracha que “morde” a parte de traz do FT817 e o mantém com o painel do rádio entre os joelhos do operador confortavelmente sentado em cadeira de camping dobrável .

Esta posição é ergonomicamente perfeita pois os braços do operador apóiam na parte superior das coxas e a mãos se direcionam naturalmente sobre o painel do rádio.

O sistema pode ser é alimentado por pilhas recarregáveis internas instaladas no FT817, ou por baterias de laptop, ou então por bateria selada de 12 volts X 7 Amp recarregada por energia solar.

O conjunto da foto esta sendo recarregado por placa solar de .125 amp hora com objetivo de recuperar parte da energia gasta em operação através da energia gerada pelo sol.



Garra aplicada ao FT817 aparafusada ao suporte de lâmpada florescente



Suporte de lâmpada fluorescente aplicada ao conjunto microfone e alto falante

 

Radio confortavelmente posicionado entre os joelhos do operador




Placa solar recarregando a bateria e medidor de intensidade de campo caseiro



Detalhe do alto falante, microfone, relógio, gravador digital e luminária a pilhas.

PY1 AHD ALEX (Alexandre Grimberg).
e-mail: py1ahd@ig.com.br